São Paulo – O Oriente Médio cresceu como destino das exportações da Athena Foods, subsidiária que reúne as operações do frigorífico brasileiro Minerva Foods na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia. A região ficou com uma participação de 10% nas vendas internacionais da Athena nos últimos doze meses até junho deste ano, contra 7% nos 12 meses anteriores. Houve aumento de três pontos percentuais. Na foto acima, unidade da Athena.
Em contrapartida, a Minerva destinou percentual de exportação menor para o Oriente Médio a partir das operações no Brasil. De julho de 2020 a junho de 2021, a região respondeu por 7% do total exportado, contra 9% nos doze meses anteriores, de julho de 2019 a junho do ano passado. Nesse caso, a queda foi de dois pontos percentuais.
“Oriente Médio segue um cliente importante para a Minerva Foods. A flutuação no volume de exportação está relacionada à nossa estratégia de diversificação geográfica na América do Sul, que nos permite alocar nossos clientes na nossa operação, sempre buscando a melhor eficiência”, informou a companhia para a ANBA.
A Minerva é líder na América do Sul na exportação de carne bovina e seus derivados. Em balanço divulgado nesta semana, a empresa disse que o mercado global de carne bovina continua muito demandado, apesar das dificuldades que a pandemia de covid-19 segue impondo à economia mundial. A companhia também informou que as perspectivas para a segunda metade deste ano são cada vez mais positivas.
“O mercado global segue com fundamentos bastante sólidos, com demanda aquecida e oferta restrita; assim, acreditamos que o movimento de retomada da economia global propiciará ainda mais oportunidades aos exportadores de carne bovina do nosso continente”, disse o diretor presidente da Minerva, Fernando Galletti de Queiroz, em mensagem da administração na divulgação dos resultados do segundo trimestre.
Leia mais:
- Emirados aumentam importação de frango de Brasil em 76%
- Exportações de carne bovina geram 9% mais receita ao Brasil
A Minerva teve crescimento de 39,4% na receita bruta da exportação no segundo trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2020, de US$ 3,3 bilhões para US$ 4,6 bilhões. O valor inclui as exportações do Brasil e de outros países da América do Sul. Nos últimos doze meses até junho, a exportação cresceu 25,7% para US$ 16,4 bilhões.
Tanto para as unidades da Athena Foods como para as unidades que ficam no Brasil, a Ásia é o grande mercado das exportações. Para as operações da Athena, a região respondeu por 37% do total exportado nos doze meses encerrados em junho de 2021. Para as unidades brasileiras, os asiáticos ficaram com 59% da exportação no mesmo período. A China foi o grande mercado da Minerva no exterior, com 50% do exportado a partir do Brasil.
Na divulgação dos resultados, a Minerva Foods deu ênfase ao investimento em sustentabilidade. A companhia informou que anunciou no segundo trimestre o projeto “Compromisso Minerva Foods com a Sustentabilidade”, por meio do qual deve investir R$ 1,5 bilhão em iniciativas de combate aos efeitos das mudanças climáticas, em monitoramento da cadeia de suprimentos e na maior eficiência ambiental das suas operações.