São Paulo – Os brasileiros estão descobrindo cada vez mais os países árabes, não só no comércio, mas também no turismo. Em dois anos, a participação dos pacotes para o Oriente Médio no total das vendas da operadora de viagens Queensberry, saltou de 1,6%, em 2006, para 11% no ano passado. Atualmente, os países árabes são o segundo maior destino da operadora, ficando atrás apenas da Europa.
De acordo com a gerente de destinos exóticos da Queensberry, Márcia Sztajn, os principais fatores que contribuíram para esse crescimento foram o vôo direto São Paulo – Dubai, da companhia aérea Emirates Airlines, a maior divulgação de Dubai na mídia e a curiosidade dos brasileiros pelo islamismo e pelo mundo árabe. “Os brasileiros se deram conta que a Ásia existe”, afirmou Márcia.
A operadora já trabalha com destinos árabes há mais de 10 anos, sendo que Egito e Jordânia eram o carro-chefe das vendas na região. “Dubai hoje já superou a procura por Egito”, disse Márcia, que acredita que com a chegada da Emirates Airlines as vendas de destinos árabes se solidificaram. “O público brasileiro tem uma excelente aceitação pelo Oriente Médio", acrescentou.
Segundo a gerente, Dubai oferece uma excelente infraestrutura, é um país aberto economicamente e um ótimo lugar para fazer compras. “Faz o perfil do brasileiro”, disse ela. Atualmente, a Queensberry oferece diversos pacotes de viagens para os países árabes, que podem ser roteiros individuais ou em grupos. Entre os pacotes estão “As mil e uma faces dos Emirados Árabes e Sultanato de Omã”, de 15 dias e 13 noites; “Os segredos de Dubai e o deserto da Arábia”, de 9 dias e 7 noites; “Jóias do Golfo Pérsico”, de 13 dias e 11 noites; “A esplendorosa Dubai e o mágico Sultanato de Omã”, de 13 dias e 11 noites; entre outros destinos que incluem Síria, Egito, Líbano, Jordânia, Tunísia e Marrocos.
No caso específico do Norte da África, que inclui diversos países árabes, como Egito, Tunísia e Marrocos, a participação das vendas pela operadora também cresceu. Em 2006, os países da região representavam 3,22% do total das vendas, passando no ano passado para 4,24%.
Um dos diferenciais que os pacotes da Queensberry oferecem aos brasileiros é um guia local que fala português. “São profissionais que dominam a região e têm muita experiência”, disse Márcia. Segundo ela, um dos segmentos que a operadora trabalha e que tem muita saída é Grupos Brasileiros no Mundo (GBM), que oferece 45 opções de destinos nos cinco continentes. “Os brasileiros têm uma forma diferente de viajar (de outras nacionalidades) e nós montamos viagens em grupo criadas exclusivamente para eles”, disse a gerente.
Na baixa temporada, que vai de março a dezembro, a Queensberry está trabalhando com cinco pacotes de viagens no GBM para países árabes. Os pacotes têm entre quatro e cinco saídas na temporada e cada uma leva em média 30 pessoas. “Fora as viagens individuais, os cruzeiros e outros pacotes”, disse Márcia.
Um fato curioso, segundo a gerente, é que a maioria desses pacotes para os países árabes é procurada por mulheres. “Elas são as nossas principais candidatas. É um princípio de ousadia. Elas gostam de destinos exóticos”, afirmou Márcia.
Diversificação
Nos últimos dois anos, não foram apenas os destinos árabes que apresentaram um forte crescimento nas vendas de pacotes pela Queensberry. Em 2006, por exemplo, a participação da América do Sul no total das vendas da empresa representava 10,2% e estava em segundo lugar no ranking da operadora. No ano passado, os destinos sul-americanos tiveram uma participação de 5,25%. Entre as regiões que apresentaram crescimento nesses dois anos, também estão Ásia e África do Sul.
Mais de 35 anos
A operadora de turismo Queensberry foi criada em 1972 em Londres para atender e orientar os turistas brasileiros no Reino Unido. Com o passar dos anos, a operadora se expandiu e começou a atuar também em outros países europeus, sempre oferecendo programas individuais ou em grupos para brasileiros. Com o sucesso das viagens, a empresa transferiu sua sede para o Brasil, em 1981. Hoje, a operadora trabalha diretamente com as agências de viagens e oferece pacotes para os cinco continentes.
Contato
Queensberry
Site: www.queensberry.com.br