São Paulo – Quatro países árabes e o Paquistão lançaram a Organização de Cooperação Digital nesta quinta-feira (26) para acelerar o crescimento da economia digital em seus países e fortalecer a cooperação em inovação. Os árabes integrantes da iniciativa são Bahrein, Jordânia, Kuwait e Arábia Saudita.
De acordo com informações divulgadas pelos que estão à frente da iniciativa, o organismo criado pretende impulsionar o futuro digital por meio da capacitação de mulheres, jovens e empreendedores em geral. O evento de lançamento teve a presença do secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Houlin Zhao, e do presidente do Fórum Econômico Mundial, Borge Brende.
O ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação da Arábia Saudita, Abdullah Amer Al-Swaha, afirmou que o objetivo é fazer com que a economia digital movimente US$ 1 trilhão nos países envolvidos nos próximos três a cinco anos. “Nossa prosperidade futura dependerá da economia digital”, disse ele.
O ministro Abdullah Amer Al-Swaha disse que o potencial da economia digital só pode ser atingido se os governos trabalharem junto com empresas e empreendedores, para que esses possam sobreviver e prosperar, se aprofundando nos mercados atuais e abrindo portas em novos mercados para todos.
O lançamento ocorreu na sequência da presidência da Arábia Saudita no G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, e dá seguimento ao ímpeto do país árabe de acelerar a economia digital na sua região e no mundo. Isso também ocorre na medida em que os países aumentam o uso de ensino remoto, telemedicina e sistemas econômicos virtuais para sobreviver e prosperar apesar do impacto social e econômico da covid-19.