São Paulo – O setor de food service do Oriente Médio apresentou, na feira Gulfood Manufacturing, realizada entre 07 e 09 de novembro em Dubai, interesse pelos produtos brasileiros do setor. A qualidade dos equipamentos, a adequação conforme a necessidade do cliente, o atendimento e o pós-venda das fabricantes brasileiras atraíram os compradores do Oriente Médio, Ásia, África, Europa e, principalmente, dos próprios Emirados Árabes Unidos, segundo a gerente de projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan), Daniela Saccardo.
Máquinas de sorvete e de picolé, assim como estufas de alimentos e os equipamentos para cozinhas industriais receberam muita atenção dos potenciais clientes. O estande brasileiro contou com cinco empresas. Elas participaram da mostra por meio do Projeto Brasil Food Service, uma parceria da Abiepan com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) criada em 2003 e renovada sucessivas vezes. A última renovação foi assinada em agosto e se estende até 2025.
“O resultado [da participação na mostra] foi muito bom, o mercado do Oriente Médio tem várias possibilidades para as nossas empresas. Iniciamos as ações de promoção comercial no ano passado, mas algumas empresas já trabalham nestes mercados há bastante tempo, como é o caso da Bralyx e Prática”, disse Daniela à ANBA.
De acordo com informações da ApexBrasil, US$ 127 mil em negócios foram celebrados em decorrência direta da feira. Outros US$ 3,8 milhões deverão ser concretizados nos próximos meses.
“As vantagens das empresas brasileiras são a qualidade do produto, adequação conforme a necessidade do cliente, atendimento e pós-venda. Os desafios são enormes, mas as empresas estão se preparando com certificações internacionais, bons distribuidores, adequação de equipamentos para os países conforme necessidade. A logística ainda é um dos grandes desafios para as empresas brasileiras, os custos são muito elevados”, afirma Daniela.