São Paulo – A participação dos países da África e do Oriente Médio nas vendas do frigorífico JBS em 2013 foi menor do que em 2012. Mesmo assim, os países do Oriente e Médio e da África em conjunto foram o terceiro principal destino dos embarques da empresa e a receita obtida com as vendas na região cresceu.
De acordo com o balanço do 4º trimestre e do ano de 2013 divulgado pela JBS na noite de segunda-feira (24), as exportações somaram US$ 11,7 bilhões em 2013, um aumento de 19,6% em comparação com o ano anterior. As vendas aos países árabes e africanos no ano passado chegaram a US$ 1,152 bilhão, um aumento de 17,2% em comparação com os US$ 983,2 milhões exportados para estes países em 2012. Mesmo com o crescimento em receita, a participação das vendas aos árabes caiu: foi de 9,8% em 2013. Havia sido de 10% em 2012.
Em 2013, a China foi o principal comprador da JBS. Junto de Hong Kong, o país importou 21% de todos os embarques da JBS. Foi seguida pelo México (14,4%), África e Oriente Médio (9,8%), Japão (7,9%), União Europeia (6%), Rússia (5,7%), Coreia do Sul (4,8%), Venezuela (4,4%), Canadá (3,4%) e Chile (2,6%).
Desempenho no ano
Em 2013, a JBS teve receita de R$ 92,9 bilhões, um aumento de 22,7% sobre 2012. O lucro líquido no ano foi de R$ 926,9 milhões, ou 28,9% superior ao de 2012. O Ebitda, indicador que mede o desempenho da empresa dos encargos com juros, impostos, depreciações e amortizações, cresceu 60% em 2013 e somou R$ 1,87 bilhão.