Da redação
São Paulo – As exportações de frango brasileiro para o Oriente Médio renderam US$ 573,8 milhões no primeiro semestre deste ano, um aumento de 83,25% em comparação com o mesmo período de 2006. A quantidade embarcada chegou a 461,8 mil toneladas, um crescimento de 56,2% sobre os primeiros seis meses do ano passado. Os dados foram divulgados ontem (16) pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef).
O aumento das vendas para o Oriente Médio e para a União Européia foi o fator que mais contribuiu para o crescimento de 47% nas exportações totais de frango do Brasil, que chegaram ao valor recorde de US$ 2,145 bilhões no primeiro semestre de 2007.
Apesar do Oriente Médio já ser o principal mercado do frango brasileiro em termos de volume comercializado, a região foi o destino que mais cresceu, tanto em receita como em quantidade, nos primeiros seis meses deste ano.
Os países da região que mais importaram no período foram Arábia Saudita, com compras de US$ 209 milhões, um crescimento de 32% em comparação com o primeiro semestre de 2006; Emirados Árabes Unidos, com US$ 128,7 milhões, 112% a mais; Kuwait (US$ 75 milhões, um acréscimo de 100%); Iêmen (US$ 39,2 milhões, 78% de aumento); e Catar (US$ 25,3 milhões, 110,8% a mais).
A União Européia ficou em segundo lugar entre os mercados que mais cresceram no primeiro semestre, com importações de US$ 576,7 milhões, 81,24% a mais do que no mesmo período de 2006. Foram embarcadas 271,5 mil toneladas, um aumento de 53,7% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado.
Para a África ocorreu um aumento de 14,54% nas receitas de exportação, que chegaram a US$ 96,4 milhões na primeira metade do ano. A quantidade embarcada, porém, diminuiu 11,82% e ficou em 113,4 mil toneladas.
A Ásia ficou em quarto lugar no ranking do crescimento, com receitas de US$ 529 milhões, 12,57% a mais do que no primeiro semestre de 2006. Foram embarcadas 388,2 mil toneladas, um acréscimo de 2,71% sobre o mesmo período do ano passado.