São Paulo – A exportação de calçados do Brasil rendeu US$ 93,77 milhões em outubro – o melhor resultado mensal do ano -, com um aumento de 0,2% sobre o mesmo mês do ano passado. Foram embarcados 11 milhões de pares, um recuo de 5,5% na mesma comparação, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (08) pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Sobre setembro de 2018, as exportações de outubro cresceram 31% em receita e 11,2% em quantidade. No acumulado do ano, as vendas externas somaram US$ 793,76 milhões, um recuo de 10,8% em relação ao mesmo período de 2017. Foram embarcados 89,8 milhões de pares, uma queda de 10% na mesma comparação.
De acordo com a Acalçados, o resultado de outubro é reflexo da recuperação das vendas aos Estados Unidos, que voltaram a ser o maior mercado do calçado brasileiro. “Provavelmente, e em proporção maior do que esperávamos, já podemos notar o reflexo da medida em vigor desde o dia 13 de outubro e que reduziu o imposto de importação de calçados para aquele país, alguns a zero”, disse o presidente da entidade, Heitor Klein, em nota.