Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – A Oxford, maior indústria de cerâmica de mesa – pratos, pires e xícaras – da América Latina está ampliando sua atuação no mercado árabe. Arábia Saudita, Kuwait e Argélia – além do Irã, que não é país árabe – são os novos mercados conquistados pela empresa, que comemora um aumento de cerca de 150% nas vendas para a região. Este ano já foi embarcado o equivalente a US$ 380 mil.
"Estamos ansiosos e acreditando cada vez mais no mercado do Oriente Médio", afirma Sami Omairy, executivo contratado para administrar os negócios com os árabes.
De acordo com Omairy, os árabes têm uma preferência pela linha Gift, formada por peças mais sofisticadas. São pratos rasos, fundos e para lanche além de xícaras, em conjuntos ou peças soltas. Somente este ano foram feitos 20 embarques. O executivo antecipa que os próximos alvos da Oxford na região são a Jordânia, o Catar, Omã e o Iêmen.
"Este mercado demonstra cada vez mais poder de compra, versatilidade nas negociações e sofisticação no que diz respeito a bom gosto e qualidade", declara.
Os novos mercados abertos no Oriente Médio e Norte da África vêm se somar ao Líbano, para onde os produtos da Oxford vêm sendo enviados há algum tempo. O cliente da empresa no país é o Hocheimy Group. Para a ampliação das vendas, contratos foram fechados com a Al Nibras, do Kuwait, a Casa Trade, que negocia com a Arábia Saudita e a Argélia, e a Negar Company, do Irã.
Localizada na cidade catarinense de São Bento do Sul, a Oxford produz cerca de 48 milhões de peças por ano, das quais cerca de 55% destinam-se ao mercado interno e 45% ao externo. As vendas para o exterior rendem, anualmente, cerca de US$ 10 milhões. A empresa exporta para 90 países. O parque fabril conta com uma área de 55 mil metros quadrados e 1.023 funcionários.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná