Cairo – O volume das transações de e-commerce e pagamentos eletrônicos no Egito atingiu US$ 5 bilhões este ano, de acordo com dados da Jumia Egypt, uma das maiores companhias de comércio eletrônico do país. O levantamento inclui tanto as vendas de mercadorias, como também os serviços eletrônicos, tais como a compra de passagens aéreas, pagamento de boletos, entre outros.
Segundo o CEO da Jumia Egypt, Hesham Safwat (foto acima), o mercado de e-commerce no Egito é promissor, visto que o mercado tradicional corresponde a 97,5% do comércio egípcio, o que indica a existência de vastas oportunidades de crescimento no setor.
Sobre o uso de cartões de crédito, Safwat apontou que a pandemia do novo coronavírus proporcionou ampliação nas compras online e, consequentemente, na utilização desses cartões, causando um acréscimo de 25% no seu uso. O total de cartões de crédito em circulação na economia egípcia é estimado em 30 milhões, incluindo cartões pré-pagos, disse o executivo durante o lançamento “Jumia Black Friday”, a maior campanha de promoções no Egito que decorrerá no período de 5 a 30 de novembro, sob o lema “Black Friday todos os dias”.
O executivo relatou que a Jumia, através de sua campanha, oferece aos seus clientes, pelo nono ano consecutivo, ampla gama de produtos de alta qualidade, com ofertas exclusivas e grandes descontos, em parceria com milhares de vendedores e marcas locais e internacionais, como por exemplo, a American Eagle, Dove, LC Waikiki, Banque Misr, View e KFC.
Depois do surgimento do novo coronavírus, a empresa observou grandes mudanças nas tendências de consumo no país árabe, mostrando aumento na demanda por mantimentos e produtos de consumo diário, contrariando o período anterior à pandemia, quando eletrônicos e telefones celulares estavam em alta.
As plataformas da Jumia estarão repletas de descontos durante todo o mês de novembro. Além disso, a empresa está oferecendo o dobro de pontos em compras realizadas nas sextas-feiras do mês ou na utilização do Jumia Primo, programa de fidelidade que oferece entrega gratuita aos seus usuários.
Safwat informou que a pandemia fez com que as pessoas recorressem com uma maior frequência às lojas virtuais para atenderem às suas necessidades diárias, motivo pelo qual a empresa passou a fornecer produtos alimentícios em suas plataformas.
Safwat enfatizou a importância da transformação digital e inclusão financeira no Egito, e convidou todas as partes envolvidas a incentivarem seus clientes a usufruírem dos meios de pagamento eletrônico nas suas operações.
Traduzido do árabe por Moein Alaia