São Paulo – A Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que é provável que países africanos atinjam as Metas de Desenvolvimento do Milênio para erradicar a extrema pobreza no mundo até 2015. A avaliação foi divulgada em um relatório na quinta-feira (06).
“É importante ressaltar que há países na África que irão alcançar os objetivos. Cabo Verde é um exemplo, e isso mostra que é possível. Há outros países que, enquanto fazem alguns progressos e deixam escapar outros, têm alcançado pelo menos uma das metas”, afirmou o economista-chefe do escritório da África do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Pedro Conceição.
Para a ONU, a África está no caminho certo, porém, evolui em uma velocidade menor do que a ideal. Há países que estão mais atrasados do que outros, na avaliação da instituição.
As metas de desenvolvimento foram determinadas em 2000 para ser cumpridas pelos 192 países-membro da ONU, que assinaram o compromisso, até 2015. Os objetivos são erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater AIDS, malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.