São Paulo – A Argélia e a Tunísia foram os países árabes com as melhores classificações nos Jogos Paralímpicos de Paris. Os argelinos conquistaram a 25ª colocação, com seis ouros e cinco bronzes, em um total de 11 medalhas, e os tunisianos alcançaram o 27º lugar no ranking, também com 11 medalhas, mas cinco ouros, três pratas e três bronzes. Marrocos, Egito, Jordânia, Iraque, Kuwait e Arábia Saudita foram os demais países árabes que tiveram atletas no pódio, somando 55 medalhas para a região.
O Marrocos ficou na 31ª posição, com 15 medalhas: três ouros, seis pratas e seis bronzes. O Egito, em 41º lugar, conseguiu sete medalhas: dois ouros, duas pratas e três bronzes. A Jordânia, na 48ª posição, obteve três medalhas: duas de ouro e uma de bronze. O Iraque, em 58º lugar, ficou com cinco medalhas: uma de ouro, uma de prata e três de bronze. O Kuwait ficou na 61ª posição, com duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze, e os sauditas conquistaram uma medalha de ouro, figurando em 65º lugar.
Entre os atletas árabes em destaque nas Paralimpíadas estiveram o argelino Skander Djamil Athmani com dois ouros no Atletismo Masculino, nos 100 metros T13 e nos 400 metros T13, o tunisiano Walid Ktila, com prata no Atletismo Masculino nos 100 metros T34 e quinta colocação nos 800 metros T34. O marroquino Aymane El Haddaoui conquistou bronze no Atletismo Masculino 100 metros T47 e ouro nos 400 metros T47. Entre as mulheres, Fatima Ezzahra El Idrissi, também do Marrocos, foi um dos destaques, com prata em Atletismo Feminino 1.500 metros T13 e ouro na Maratona Feminina T12.
Quadro geral de medalhas
O país que encerrou as Paralimpíadas de Paris em primeiro lugar no ranking foi a China, com 220 medalhas, seguida por Grã-Bretanha, com 124, e depois por Estados Unidos, com 105, e por Holanda, com 56 medalhas. O Brasil ficou em quinto lugar, com 89 medalhas. Apesar dos holandeses terem menor número de medalhas do que os brasileiros, eles obtiveram maior quantidade de ouros. O Brasil encerrou a participação com 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.
Leia também:
Países árabes ganham 17 medalhas nas Olimpíadas
Tunísia já tem ouro nas Paralimpíadas de Paris