São Paulo – Juntos os países árabes ganharam 17 medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, que se encerraram no final de semana. Atletas de sete nações da região subiram ao pódio. O Bahrein foi a nação árabe que acumulou maior quantidade de medalhas, com quatro no total, seguido por Argélia, Egito e Tunísia, cada um com três, por Marrocos, com duas medalhas, e Jordânia e Catar, ambos com uma.
O Bahrein conquistou dois ouros nas Olimpíadas, um no atletismo feminino 3 mil metros com obstáculos, obtido por Winfred Yavi, e outro na luta livre masculina 97 quilos com Akhmed Tazhudinov. O país conseguiu prata no atletismo 400 metros feminino com Salwa Eid Naser e bronze no levantamento de peso masculino 102 quilos com Gor Minasyan.
A Argélia encerrou as Olimpíadas de Paris com duas medalhas de ouro, uma delas pela vitória de Imane Khelif no boxe feminino 66 quilos e a outra na ginástica artística feminina com Kayila Nemour nas barras assimétricas. O país ficou com medalha de bronze no atletismo 800 metros masculino de Djamel Sedjati.
Os egípcios conquistaram ouro no pentatlo moderno individual masculino com o atleta Ahmed Elgendy, prata no levantamento de peso feminino 81 quilos com Sara Ahmed e bronze na esgrima masculina em espada individual, feito de Mohamed Elsayed.
A Tunísia ficou com o primeiro lugar no taekwondo masculino até 80 quilos com o atleta Firas Katoussi. O país ganhou medalha de prata na esgrima masculina sabre individual pelo desempenho de Fares Ferjani e conquistou bronze no taekwondo até 58 quilos masculino com o atleta Mohamed Khalil Jendoubi.
Marrocos, Jordânia e Catar
O Marrocos levou ouro no atletismo masculino 3 mil metros com obstáculos com Soufiane El Bakkali e ganhou a medalha de bronze no futebol masculino. A Jordânia conquistou uma prata no taekwondo 68 quilos masculino com Zaid Kareem e o Catar ficou com bronze no atletismo masculino salto em altura com Mutaz Essa Barshim.
Leia também:
Argélia consegue ouro na ginástica nas Olimpíadas
Olimpíadas: Marrocos fica com o bronze no futebol