Algérie Presse Service*
Doha – O Ministro das Minas e Energia da Argélia, Chakib Khelil, declarou nesta segunda-feira em Doha, durante a 6ª sessão do Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF), que os países do grupo vão criar um grupo de trabalho para a formação de uma organização que proteja seus interesses.
A fundação efetiva deste grupo deve ocorrer durante a próxima sessão do fórum, marcada para Moscou em 2008, segundo informou Khelil à Algérie Presse Service (APS). De acordo com o ministro argelino, o grupo será encarregado de "identificar os passos para desenvolver e organizar o mercado de gás natural".
"Atualmente não podemos discutir a criação de uma organização para gerenciar o mercado de gás, pois o produto é diferente do petróleo, que é vendido em contratos de curto prazo," explicou Khelil.
O Fórum, que foi criado em Teerã em 2001, teve sua segunda reunião em Argel, em 2002. O encontro, que não tem uma estrutura formal de membros, inclui atualmente 15 países, entre eles Argélia, Rússia, Irã, Venezuela e Catar, que juntos detém 73% das reservas mundiais de gás natural e são responsáveis por mais de metade da produção.
*Tradução de Mark Ament