Algérie Presse Service *
Argel – Os países do Mediterrâneo consumiram 87% dos 60,3 bilhões de metros cúbicos de gás produzidos pela Argélia em 2004, segundo informa a mais recente edição do relatório Notícias do Mercado, publicado pelo departamento de vendas da empresa petrolífera argelina Sonatrach.
Do total exportado, 59% foi transferido por gasodutos e o restante por cargueiros transportadores de gás liquefeito do petróleo (GLP) para 14 clientes de 10 países. As exportações de GLP alcançaram 7,3 milhões de toneladas e também tiveram como principais clientes os países do Mediterrâneo.
Com relação ao gás transportado por gasodutos, o Enrico Mattei, que liga a Argélia à Itália, atravessando a Tunísia, transportou 70% deste volume, enquanto o gasoduto Pedro Duran Farel GME, que liga a Argélia à Espanha, cruzando o Marrocos, foi responsável por aproximadamente 30%.
Os principais usuários do gás argelino foram a Itália (68%), Espanha (22%), Portugal (7%), Tunísia (2%) e Eslovênia (1%). No caso de gás natural liquefeito (GNL), que teve 10% de suas vendas feitas no mercado de pronta entrega, o principal cliente foi a França, com 32%, seguida pela Espanha, 23%, Bélgica, 16%, Turquia 12%, Estados Unidos, 10%, Itália, 5%, e Grécia, 2%.
* Traduzido por Mark Ament