São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi homenageada nesta quinta-feira (31) pela Autoridade Palestina (AP) por seu apoio à causa do povo palestino e por colaborar com a instalação da nova embaixada do país árabe em Brasília, que foi aberta em 02 de fevereiro. O presidente AP, Mahmoud Abbas, presenteou a Câmara Árabe com a medalha da Palestina e com uma carta, que foram entregues pelo embaixador Ibrahim Alzeben aos vice-presidentes de Relações Internacionais, Osmar Chohfi, e de Comércio Exterior, Rubens Hannun.
“É uma medalha de reconhecimento do presidente Mahmoud Abbas à Câmara Árabe pelo papel que a instituição desempenha em relação à questão palestina e por sua contribuição em ajudar a instalar a sala de reuniões da nova embaixada em Brasília”, afirmou Alzeben.
“É um agradecimento pelo empenho e por ser a Câmara Árabe o palco das relações árabes com o Brasil, para ampliar as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países”, disse o embaixador. Além de Alzeben, Hannun e Chohfi, o gerente de Relações Governamentais da Câmara Árabe, Tamer Mansour, participou da reunião realizada na sede da instituição em São Paulo.
Hannun afirmou que a homenagem “honra” a Câmara Árabe. “Recebemos com emoção e agradecemos a iniciativa do presidente Mahmoud Abbas, que tive a oportunidade de conhecer quando foi lançada a pedra fundamental da nova embaixada da Palestina, e ao embaixador Alzeben. É uma satisfação poder estar junto da Palestina em toda a sua trajetória no Brasil”, disse.
Chohfi obsevou que é função da Câmara Árabe trabalhar para promover a aproximação entre o Brasil e os países árabes. “É uma satisfação receber este reconhecimento da Autoridade Palestina, pois é função da Câmara Árabe fortalecer as relações econômicas, comerciais e diplomáticas com os árabes”, disse, lembrando também que foi uma “satisfação” para a Câmara Árabe poder colaborar na instalação da sala de reuniões da Embaixada.
Visita
No encontro desta quinta-feira Alzeben e os diretores da Câmara Árabe discutiram a organização de uma visita à Palestina em setembro para que, segundo Alzeben, as relações entre os dois países se fortaleçam ainda mais. Além disso, nesta visita deverão ser feitos acordos entre a Câmara Árabe e instituições locais.


