São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nesta quarta-feira (29) uma nota à imprensa em que o governo brasileiro saúda os anúncios oficiais da Espanha, Irlanda e Noruega, feitos na terça-feira (28), pelos quais esses países reconhecem o Estado do Palestina.
“O crescente número de países que reconhecem o Estado da Palestina constitui notável avanço histórico que contribui para responder aos anseios de paz, liberdade e autodeterminação daquele povo”, diz o texto divulgado pelo Itamaraty. A pasta lembra que os três países citados somam-se a mais de 140, entre eles o Brasil, que desde 2010 reconhece o Estado da Palestina.
O ministério também exorta todos os países que ainda não o fizeram, a fazer o reconhecimento. “O Brasil reafirma a defesa da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, diz o governo.
Leia também:
Embaixada da Palestina faz ato para lembrar Nakba