São Paulo – Os reflexos do primeiro grande conflito global na geopolítica do mundo árabe serão abordados na palestra As consequências da Primeira Guerra Mundial para o Oriente Próximo, que será apresentada por Paulo Eduardo Razuk, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. O evento acontece na terça-feira (10), às 19 horas, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista.
“O mapa do Oriente Médio foi traçado após a Primeira Guerra entre ingleses e franceses. A divisão não foi traçada pelos árabes e eles não foram consultados sobre seu próprio destino”, apontou Razuk.
Para ele, que também é especialista em Direito do Estado, esta é uma das principais razões dos atuais conflitos que hoje permeiam a região. “A divisão imposta pelos vencedores da Primeira Guerra trouxe consequências que desaguaram nas guerras civis como as da Síria e do Iêmen”, destacou.
Razuk lembrou ainda das divisões internas do Iraque, com curdos ao norte, sunitas concentrados ao centro e xiitas ao sul do território “É um país artificial criado pelos ingleses”, ressaltou. Para ele, essa divisão não permitiu que se formasse um sentimento de nação entre os iraquianos.
Entre os demais tópicos que serão abordados na palestra estão as guerras dos Sete Anos e a Franco-Prussiana, a rivalidade anglo-germânica, o Pan-islamismo, a decadência da Áustria e da Turquia e a Liga das Nações.
Serviço
As consequências da Primeira Guerra Mundial para o Oriente Próximo
Dia 10 de maio, às 19 horas
Local: Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Avenida Paulista, 326, 11º andar
Entrada gratuita para associados. Não associados pagam R$ 100
Mais informações pelo telefone 11 3147-4066 e members@ccab.org.br