São Paulo – As razões da revolução social no mundo árabe, suas conseqüências econômicas e a repercussão desses eventos no Brasil são alguns dos tópicos que farão parte da palestra “A Democracia Virá?”, que será ministrada pelo decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília, Ramez Goussous, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, no dia 19 de setembro, às 19h30.
“Vou falar sobre a Primavera Árabe, sobre o processo de paz na região e seus desafios econômicos”, diz Goussous, que é embaixador da Jordânia em Brasília. “Há reformas que estão sendo feitas há muito tempo e que, agora, estão se acelerando”, destaca.
A palestra abordará também as conseqüências da falta de instituições públicas fortes, a possibilidade de expansão das revoltas populares a outros países árabes e o radicalismo islâmico como uma possível ameaça ao Ocidente.
“Quero mostrar a importância da paz na região para a economia, porque esta é sempre afetada pelo clima político”, ressalta o embaixador. “As pessoas querem reformas, mais participação do povo, é o que já está acontecendo no Egito e na Tunísia”, completa.
O evento é voltado aos alunos de Economia e Relações Internacionais da instituição, mas também é aberto ao público. As pessoas não ligadas à Faap precisam entrar em contato com a faculdade para ter acesso ao evento.
Serviço
Palestra: A Democracia Virá?
Dia 19 de setembro, às 19h30
Local: Centro de Convenções da Faap, prédio 5
Rua Alagoas, 903 – São Paulo
Contato para participação no evento: Rosa ou Daniele (11) 3622-7352
E-mail: eco.diretoria@faap.br
Entrada gratuita

