São Paulo – A arquitetura de templos e tumbas egípcios, a cultura e a religiosidade dos faraós serão alguns dos temas abordados pela historiadora e egiptóloga Cintia Gama na palestra “A arquitetura egípcia antiga: templos e tumbas”. A apresentação será no próximo sábado (02), na Fundação Ema Klabin, em São Paulo.
Gama afirmou à ANBA nesta quarta-feira (30) que um dos objetivos da palestra é desmistificar crenças e teorias sem fundamento sobre as técnicas, cálculos e a arquitetura das pirâmides e outras construções. “Vou falar sobre o significado das pirâmides, como os egípcios construíam os templos e a importância que a arquitetura tinha para eles”, afirmou.
As pirâmides, por exemplo, foram erguidas para ser tumbas dos faraós. A arquitetura delas será explicada por Gama com base em documentos. “A civilização egípcia foi muito longa. A arquitetura mostra a evolução e as mudanças de conceito pelas quais essa sociedade passou.”
Os avanços obtidos pelos egípcios nas construções, na matemática e na astronomia foram resultado de uma necessidade daquele povo de encontrar soluções para os desafios que tinham. “Cada civilização desenvolve os campos do conhecimento necessários para ela evoluir. Pode ter falhas em alguns campos e avanços em outros. Queóps construiu três pirâmides, mas duas deram errado. Ele só acertou na terceira”, observou.
O público das palestras sobre Egito é variado. A historiadora observa, contudo, que parte da plateia é formada por estudantes de história e história da arte, pois há, ainda, pouco material e conhecimento sobre o Egito antigo no Brasil.
Gama trabalhou por cinco anos como conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre, em Paris. Entre suas funções estava a de catalogar e revisar a reserva técnica do acervo de antiguidades egípcias. Ela está deixando a instituição francesa para retornar ao Brasil e ministrar aulas de história da gastronomia no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo.
Serviço
Palestra “A arquitetura egípcia antiga: templos e tumbas”
Sábado, 02 de abril, das 11h às 13h
Inscrições: R$ 35,00
Vagas: 30
Inscrições no e-mail: cursos@emaklabin.org.br e no telefone +55 11 3897-3232
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo
http://emaklabin.org.br/


