São Paulo – A partir do mês de março o blog da jornalista brasileira Lú Braga, que mora em Beirute, começa a divulgar produtos fabricados no Brasil em novos formatos. Estão previstos para entrar no ar “Papo de cozinha” e “Papo de banheiro”, programas de vídeo que, em meio a conversas descontraídas, vão apresentar alimentos produzidos no Brasil e itens que podem fazer parte de uma conversa feminina no toalete, como perfumes, cosméticos e celulares.
Os programas integrarão o blog “Na Segunda Lú Começa”, que conta a rotina da jornalista brasileira em terras árabes. “Papo de cozinha” terá oito episódios em sua primeira temporada e nele Lú Braga mostra o chef brasileiro Alexandre Magno fazendo pratos internacionais segundo são elaborados no Brasil. O tabule é um deles. Magno mostrará como essa receita árabe costuma ser feita por brasileiros. No meio das conversas de Lú com Magno, haverá espaço para divulgação dos produtos usados, sejam vinhos, condimentos, entre outros.
Já em “Papo de banheiro”, Lú sempre terá uma convidada diferente para um diálogo no banheiro. As duas falarão sobre todo tipo de assunto do universo feminino neste ambiente, desde itens de higiene pessoal até produtos para casa ou maquiagem. Nos dois programas, o do toalete e o da cozinha, também os protagonistas do vídeo vão divulgar as roupas cujas marcas estarão utilizando.
Atualmente já existe espaço para promoção de produtos e serviços no site da Lú Braga, mas individualmente. E a jornalista está passando uma temporada no Brasil para fechar parcerias com marcas que a procuraram para ganhar visibilidade em países árabes com a divulgação pelo blog. Entre elas estão a estilista Camila Zorzi, que produz roupas para mulheres islâmicas, a designer de acessórios Cris Menezes e a estilista de moda praia Gabriela Michel. Os vídeos estão feitos no Brasil pela jornalista em parceria com a produtora NBT Action Filmes.
Além da divulgação das marcas no seu blog, Lú Braga não faz outras ações de promoção de produtos. Mas ela pretende colocar dentro do seu site, daqui cerca de um mês, uma loja virtual que vai remeter para o e-commerce de empresas com as quais fechar parcerias para o espaço. De acordo com Braga, os árabes afirmam que atualmente os produtos brasileiros estão muito baratos, em função do dólar. “Mas quem não é visto, não é lembrado”, afirma a jornalista.
O blog “Na Segunda Lú Começa” está no ar há 11 meses e desde então acumula cerca de três milhões de acessos. Escrito em português, ele é muito acessado pela comunidade brasileira dos países árabes, mas também por outras nações onde se fala português. Também há muitos acessos no próprio Brasil, de acordo com a autora.
Lú Braga é paulistana e como jornalista, atuou em rádios, canais de televisão e assessoria de comunicação no Brasil e no exterior. Em Moçambique e na Inglaterra ela trabalhou para a TV Record. A brasileira é especializada em Educação e em Gestão de Projetos e graduada em Comunicação Social pela Fundação Educacional do Município de Assis (Fema).