São Paulo – Uma pesquisa mostra que os brasileiros são, entre os latino-americanos, os que mais acreditam que esta é uma boa época para compras. No total de entrevistados, 40% disse acreditar que o momento é excelente ou bom para isso. O estudo e da Pesquisa Global Nielsen sobre Confiança do Consumidor.
O estudo consultou 25.140 usuários de internet em 50 países entre março e abril deste ano. Apesar da boa expectativa de compras, o consumidor ficou menos otimista no Brasil. Em dezembro do ano passado, ocupava o sexto lugar no ranking e hoje está em 14º lugar. Foi verificada queda, porém, em diversos países, inclusive América Latina.
Mas o país mantém sua posição de destaque na região em diversos aspectos. Em relação ao emprego, 33% dos brasileiros acreditam que as expectativas são excelentes ou boas contra 25% na América Latina como um todo. A maneira como os brasileiros gastam recursos excedentes também foi abordada na pesquisa. Após cobrirem despesas essenciais, 50% dos brasileiros gastam com lazer fora de casa.
As preocupações com aplicações futuras também fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Um total de 10% afirma que investe o capital excedente em previdência privada, índice maior que a média latino-americana. Ainda 30% dos argentinos e 26% dos brasileiros afirmaram gastar o dinheiro excedente em viagens. Nenhum país latino-americano esteve abaixo dos 20% neste aspecto.
Boa parte dos brasileiros também usa seu dinheiro excedente com novas tecnologias. Entre os entrevistados, 41% também disse ter este tipo de gasto com o dinheiro a mais.Para José Reinaldo Riscal, business developer de Consumer Research da Nielsen Brasil, o porcentual de consumidores interessados neste tipo de produto só tende a aumentar.