São Paulo – A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) irá promover uma campanha para melhorar a imagem da pecuária brasileira no exterior, desassociando-a, por exemplo, do desmatamento da floresta amazônica. O objetivo é evitar que uma imagem negativa da criação de gado no Brasil possa gerar entraves comerciais com outros países.
"O consumo de carne está crescendo no Brasil. Nos países em desenvolvimento, as pessoas estão tendo mais dinheiro e estão comprando mais carne", destaca Fernando Sampaio, diretor-executivo e coordenador de Sustentabilidade da Abiec. "No entanto, produtores europeus estão batendo na tecla de que o Brasil não respeita o meio ambiente. Precisamos trabalhar esta imagem para que isso não se torne uma barreira comercial no futuro", explica.
Sampaio conta que, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, a Abiec está realizando um levantamento de informações que mostrem dados positivos sobre a pecuária no Brasil. "Estamos mapeando todas as áreas da pecuária e fazendo um retrato: quanto gera de PIB, de empregos, em exportação. Não somente da carne, mas também dos insumos, em vacinas, de sal mineral, de subprodutos, como couro e sebo", revela. A entidade também está pesquisando cases positivos de empresas do setor para fazerem parte da campanha. "É para tirar a ideia de que pecuaristas são pessoas que desmatam".
Com o levantamento destes dados, que deve estar concluído em novembro deste ano, a entidade irá trabalhar a divulgação das informações, por meio de eventos como feiras internacionais e também da publicação de matérias na imprensa estrangeira.
"Em outubro, tem a maior feira de alimentos da Europa, a Anuga, na Alemanha. Vamos levar estas informações para as pessoas entenderem, mostrar os cases em uma tela", diz. "Na Gulfood (principal feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece em Dubai), em fevereiro, a gente já vai estar mais preparado. Vai dar para fazer um trabalho ainda melhor", ressalta Sampaio.
"A ideia é de que em todo evento lá fora, a gente leve estas informações", revela o diretor da Abiec. "A gente tem que vender, além da carne, uma consciência tranquila, de que há um trabalho de monitoramento dos fornecedores", afirma. "Haverá ainda um trabalho de imprensa bastante forte para gerar notícias positivas. Faremos também um grande evento para divulgar estes dados", conta Sampaio.
Entre as informações que a campanha pretende mostrar está, por exemplo, a que mostra o crescimento da produção da pecuária brasileira ao mesmo tempo em que há uma queda da área de pastagem no país. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre 1950 e 2006, os ganhos em produtividade, resultados da modernização da pecuária, foram responsáveis por 79% do crescimento da produção de gado no Brasil.
De acordo com o estudo, estes ganhos possibilitaram uma economia no uso de 525 milhões de hectares de terras. No período de 1996 a 2006, aconteceram os maiores ganhos na produtividade da pecuária brasileira, quando esta cresceu 6,6% ao ano.

