São Paulo – Com cerca de 100 peças que variam entre fotos, móveis, joias, tecidos e objetos de decoração, Porto Alegre recebe a exposição “Marrocos, Todos os Sentidos”, do dia 25 de agosto até 13 de setembro. A mostra exibe ao público gaúcho o resultado das viagens da consultora de arte Giselle Custódio ao país do Norte da África, feitas em 2010 e 2011.
“Tenho uma paixão pela cultura da África. O Marrocos é um país riquíssimo, com muitos contrastes, onde se encontram mar, montanha, deserto, um colorido imenso”, conta Giselle. Ela diz que a base de suas viagens foi a cidade de Marrakesh, mas que passou pelas montanhas do Alto Atlas, pelo deserto, por Taroudant, Agadir e Tiznit.
Giselle foi seis vezes ao Marrocos para coletar objetos, pensando justamente em montar uma exposição sobre o país. “São para mostrar ao público daqui que o Marrocos é uma terra cheia de emoções”, destaca. “Lá, cada vez você encontra uma emoção diferente, no artesanato, na joalheria, que é riquíssima, tanto em prata quanto em ouro, há também os tanques de tingimento de tecido, etc.”, acrescenta.
Sobre o que a levou a levou especificamente a Marrakesh, ela revela que foi para conhecer o acervo do estilista francês Yves Saint Laurent. “Ele tem uma história incrível com o Marrocos. Na primeira vez que foi ao país, em dez dias, ele comprou uma casa lá”, diz. A casa, localizada dentro do jardim Marjorelle, o mais belo do Marrocos, hoje funciona como museu.
Entre as peças de destaque da exposição, Giselle ressalta seu gosto pelas joias. “Meu foco é a joalheria, e tenho algumas peças bordadas feitas por tribos berberes, além de tecidos”, diz. Ela destaca ainda outros aspectos que lhe chamaram a atenção durante suas viagens ao país. “A espiritualidade do povo é uma coisa impressionante, e o artesanato marroquino é riquíssimo. Na arquitetura, há uma grande influência espanhola e francesa”, conta.
O Marrocos é o primeiro país árabe sobre o qual Giselle monta uma exposição. Ela já fez também mostras sobre a França e a Itália. Quem for à exibição, encontrará ainda o Espaço da Henna, arte tradicional marroquina, que contará com uma profissional para tatuar os visitantes. Depois de Porto Alegre, há planos para que a exposição, que tem apoio da embaixada do Marrocos, vá para o Rio de Janeiro.
Serviço
Marrocos, Todos os Sentidos
Local: Loja Jasmin Mac-Jasmin Tapetes
Av. Carlos Gomes, 1361 – Porto Alegre-RS
De segunda a sábado, das 9h às 18h30
Entrada gratuita