Parceria entre escola e revista visa divulgar cultura árabe

Integra Educação Avançada e Revista Diáspora unem esforços em forma de parceria para ampliar as atividades de divulgação científica sobre o Oriente Médio e o Norte da África por meio de cursos, webinars, exposições e debates.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A escola carioca Integra Educação Avançada ministra cursos de pós-graduação e de extensão em diversas áreas do conhecimento, e a Revista Diáspora – Oriente Médio & Norte da África é a única revista eletrônica gratuita de divulgação científica para o público lusófono contendo informações e conhecimento produzido, no Brasil e no mundo, sobre a região e suas diásporas.

A fundadora e diretora da Integra, Ana Paula Del Pretti, e a cofundadora e escritora da Revista Diáspora, Liza Dumovich, uniram forças e desde setembro vêm realizando uma parceria para ampliar as atividades de divulgação científica sobre os países árabes e seus entornos, por meio de uma plataforma virtual com cursos, webinars, exposições e debates. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apoia a iniciativa. Os primeiros cursos ocorreram em outubro.

O cronograma dos próximos cursos online da parceria Integra-Diáspora inclui “A crise no Líbano contemporâneo”, com o professor doutor Rodrigo Ayupe, diretamente de Beirute, no Líbano; “Os curdos: nação e diáspora”, ministrado pelo professor mestre Tiago Duarte Dias, da Suécia, onde atualmente realiza pesquisa de campo; “Uma história do islã”, com Liza Dumovich; “Síria contemporânea: do partido Ba’ath à Primavera Árabe”, ministrado pelo professor doutor Paulo Hilu; “Armênia: história e memória”, com o professor doutor Pedro Bogossian. As aulas ainda não têm datas definidas.

A Revista Diáspora migrou para o site da escola Integra desde o início da parceria e é por lá que é possível visualizar os cursos de extensão e atividades disponíveis.

A ANBA conversou com Ana Paula e Liza por telefone para saber mais sobre a parceria. Segundo Liza, as duas se conhecem desde 2015. Liza é doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Antropologia do Islã, e Ana Paula é mestre pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) em Ciência Política e Relações Internacionais e atua como diretora na área de ensino superior há mais de 20 anos.

Ana Paula Del Pretti

“Nos conhecemos há muitos anos e agora resolvemos nos juntar para fazer algo mais efetivo, de mais peso, com ações mais diretas. A Ana Paula estava querendo colocar na Integra uma parte voltada para o mundo árabe, o Oriente Médio e o Norte da África”, disse Liza.

“Montamos uma plataforma própria de aprendizagem virtual, temos ferramentas que reproduzem ao máximo a dinâmica do professor ao dar a sua aula, o diálogo com os alunos, recursos como vídeos, apresentações de slides e mapas, tudo muito próximo do ambiente presencial, e as aulas sempre têm debates de trinta minutos no final”, contou Ana Paula. Ela frisou também que os cursos são acessíveis e democráticos financeiramente, cerca de R$ 180 a R$ 250, com a possibilidade de parcelamento, e todos eles contam com certificado.

Liza Dumovich

Ana Paula e Liza pretendem, com a parceria, trazer uma visão mais acurada e mais cuidadosa da região, desmistificando a visão monolítica e preconceituosa sobre o povo árabe e muçulmano, principalmente, e também sobre suas diásporas, inclusive no Brasil, que hoje é cerca de 6% da população.

Segundo Ana Paula, a escola Integra existe desde 2018 presencialmente, no Rio de Janeiro, e em março deste ano teve que se voltar para o ambiente virtual por causa da pandemia. “Nossa parceria vem também com a intenção de abrir oportunidades para empresas e contar com alguns cursos customizados, promovendo fóruns e discussões políticas e culturais”, informou. Ela disse ainda que a parceria tem a intenção de oferecer, em breve, cursos de língua árabe, já que a cultura e o idioma estão muito interligados, ela afirmou.

Liza conta também que a plataforma oferece ainda e-books e diversos materiais exclusivos aos alunos, e depois de terminado o curso, as aulas ficam gravadas e o acesso a todo o material fica disponível por 60 dias.

Diáspora

A Revista Diáspora é online e publica artigos de divulgação científica, com formato mais jornalístico do que os textos acadêmicos, com linguagem acessível para que um público mais amplo tenha acesso e entenda sobre os assuntos das regiões. Muitos deles são artigos estrangeiros traduzidos de vários idiomas para o português.

“A ideia da Revista Diáspora é divulgar tudo que a gente produzia na academia para o público geral, popularizar e democratizar o conhecimento. Há muito interesse nas questões do Oriente Médio e queremos sair dessa bolha acadêmica e colocar o conhecimento para fora, devolver para a sociedade”, disse Liza. A revista também publica ensaios fotográficos, ilustrações, vídeos, crônicas e entrevistas.

Leia também:

Delil Souleiman/AFP
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal

Publicações relacionadas