São Paulo – A Biblioteca da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, anunciou uma parceria com o Centro Moise A. Khayrallah para Estudos da Diáspora Libanesa, dos EUA, que vai facilitar a pesquisa no acervo digital sobre a imigração árabe na América Latina alojada na biblioteca. Será usada a tecnologia Optical Character Recognition (OCR) para pesquisa nos periódicos da coleção, escritos em árabe e publicados na América Latina por imigrantes a partir do século 19. Na foto acima, o diretor da Biblioteca da Usek, padre Joseph Moukarzel, e Moise Khayrallah.
De acordo com informações divulgadas pela Usek, a cooperação é parte do projeto arabicarchives.org, do Centro Moise Khayrallah, que reúne registros dos primeiros imigrantes árabes na América do Norte e do Sul. O centro criou um banco de dados totalmente pesquisável dessas publicações, desenvolvendo a tecnologia OCR árabe para transformar as imagens digitalizadas das páginas em texto pesquisável.
Com a parceria, os periódicos da coleção latino-americana da Usek, que já tem 150 mil páginas digitalizadas, também serão totalmente pesquisáveis, permitindo que os usuários explorem facilmente seu conteúdo por palavra-chave. “Nós, da Biblioteca Usek, a quem esse legado foi confiado, estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa notável e colocar nossos tesouros e esforços em apoio ao trabalho do Centro Khayrallah para alcançar um objetivo tão valioso”, disse Moukarzel.
“Essa parceria adicionará um tesouro de periódicos ao nosso banco de dados árabe e dará aos pesquisadores e ao público em geral acesso sem precedentes a uma riqueza de literatura histórica sobre a imigração libanesa na América do Sul. Consideramos isso o primeiro passo de uma parceria muito importante entre a NC State University e a Usek”, disse o diretor do Centro Moise Khayrallah, Akram Khater. O centro integra a Universidade Estadual da Carolina do Norte (NC State University).
A coleção sobre a imigração árabe na América Latina é parte do Projeto de Conservação de Memória da Imigração Árabe na América Latina, iniciado e coordenado pelo Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, da qual o historiador e pesquisador brasileiro Roberto Khatlab é diretor. No Brasil, a iniciativa, chamada de Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Árabe no Brasil, é levada adiante com a parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “O acordo de cooperação Usek-Khayrallah Center é mais uma ferramenta à disposição dos pesquisadores e outros interessados na pesquisa do patrimônio da imigração árabe na América Latina e Brasil”, diz Khatlab.
Leia mais: Conheça as memórias da imigração árabe
No final de março, foi aberto o acesso aos primeiros materiais digitalizados da coleção latino-americana. Do Brasil foram disponibilizadas 100 mil peças, entre páginas de livros, revistas, periódicos e fotos feitas pelos imigrantes. O link da coleção foi lançado em evento que comemorou o Dia Nacional da Comunidade Árabe no Brasil no Museu da Imigração, na capital paulista, promovido pelo museu em parceria com a Câmara Árabe. O objetivo é que o material sirva principalmente de insumo para pesquisadores. Interessados devem solicitar os arquivos via e-mail para a Usek.
Serviço:
Coleção Latino-Americana – Imigração Árabe
Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek)
Acesse catálogo da coleção aqui
Consultas: reference@usek.edu.lb