Parque nacional de Fujairah ganha novo título da Unesco

Wadi Wurayah, no emirado de Fujairah, ganhou status de Reserva da Biosfera pela Unesco.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) anunciou nesta quarta-feira (25) em sua conta oficial no Twitter que o parque nacional de Wadi Wurayah, em Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, ganhou status de Reserva da Biosfera pela organização. 

Situada a cerca de 40 km da cidade de Fujairah, a reserva de 12.700 hectares é constituída por uma área de captação de água em um clima árido, que faz parte da cordilheira Haiar. O local abriga uma rica fauna e flora da Península Arábica. É também um dos últimos lugares dos Emirados onde as práticas agrícolas tradicionais ainda são mantidas.

A designação de reserva da biosfera é concedida para áreas protegidas que demonstrem uma relação equilibrada entre as pessoas e a natureza, e promovam o desenvolvimento sustentável. Wadi Wurayah é um dos 24 locais do mundo com este status.

Wadi é o lar de 81 espécies de aves, 20 espécies de mamíferos, pelo menos nove espécies de répteis e anfíbios e 467 invertebrados. As Reservas da Biosfera são áreas que compreendem ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros. Cada reserva promove soluções que conciliam a conservação da biodiversidade com seu uso sustentável.

 

Divulgação

Publicações relacionadas