Emirates News Agency*
Abu Dhabi – O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, Pelé, que é também embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) e membro honorário da Federação Internacional de Futebol (FIFA) está em visita aos Emirados Árabes Unidos. Ele se reuniu com o Nahyan bin Mubarak Al Nahyan, ministro da educação superior e pesquisa científica dos Emirados, para assinar um memorando de entendimento para a criação do Campus Pelé no país árabe.
Segundo já noticiado pela ANBA, o Campus terá técnicos e futuros talentos brasileiros treinando os árabes. “Queremos também fazer um intercâmbio cultural e esportivo, trazendo talentos árabes para o Brasil”, segundo informou Aline Müller Carlotto Silveira, sócia da Liyen Corporate, empresa que está promovendo o projeto em parceria com o Banco Fator. Apesar de a iniciativa do projeto ser do governo de Abu Dhabi, ainda não foi definido o local da construção do campus.
O Campus Pelé no Brasil, que está sendo construído em Jundiaí, interior de São Paulo, tem como um de seus financiadores o Fator Asset Management, subsidiária estrangeira do Banco Fator. No Brasil, o campus vai investir em jogadores brasileiros. Deverão ser formados jovens para jogar no exterior e para isso o campus terá um centro de línguas estrangeiras e aulas de gestão para prepará-los para administrar seu dinheiro.
Nos Emirados, onde é um projeto do governo, o Campus Pelé será um centro de treinamento para aprender a jogar futebol. O plano é que sejam oferecidas também oportunidades para prospectar e encontrar novos talentos na região, desenvolver e valorizar os atletas dos Emirados, promover a transferência dos mesmos, cuidar de seus direitos comerciais e profissionais, criar parcerias com clubes internacionais e treinar olheiros profissionais.
*Tradução de Mark Ament