Recife – O governo de Pernambuco aposta que vai conseguir atrair para o Recife o centro de conexões que o grupo Latam pretende criar no Nordeste do Brasil. O grupo é formado pelas companhias aéreas LAN, do Chile, e pela brasileira TAM. “Acredito que temos a melhor qualificação técnica”, disse o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, ao Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil em reunião na capital pernambucana. Os diplomatas realizaram uma visita de três dias ao estado na semana passada.
Recife disputa a escolha da Latam com Fortaleza, no Ceará, e Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com Carreras, a decisão deverá ser anunciada em dezembro deste ano e o início das operações do “hub” está programado para dezembro de 2016. Ele acrescentou que o projeto prevê investimentos de R$ 4 bilhões, a criação de 10 mil empregos e a ligação da cidade escolhida com 32 países.
A escolha da capital pernambucana representará um salto no número de voos internacionais, pois hoje o Aeroporto dos Guararapes tem voos para apenas seis destinos fora do Brasil: Buenos Aires, Praia, em Cabo Verde, Miami, Frankfurt, Cidade do Panamá e Lisboa.
Em 2014, o Aeroporto do Recife recebeu 7,19 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques, mas apenas 301 mil em voos internacionais. A capacidade do local, porém, é muito maior, de 16,5 milhões de passageiros, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o terminal.
Pernambuco é um estado de grande potencial turístico. Os visitantes são atraídos por suas belas praias, cidades históricas como Olinda e o próprio Recife, e grandes festas populares como o carnaval, em fevereiro, e São João, em junho. A maioria esmagadora dos turistas, porém, é brasileira. Prova disso é o número de embarques e desembarques em voos domésticos no ano passado, que ficou em pouco menos de 6,9 milhões, de acordo com a Infraero.
A executiva de Marketing Internacional da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Carolina Ramalho, fez aos embaixadores uma apresentação destinada a divulgar o estado para estrangeiros. Além disso, os diplomatas se reuniram com operadores de turismo locais.
Fizeram parte da delegação que visitou Pernambuco os embaixadores da Palestina, Ibrahim Alzeben (decano do conselho), de Omã, Khalid Al Jaradi, do Catar, Mohammed Al-Hayky, da Tunísia, Sabri Bachtobji, da Líbia, Khaled Dahan, da Mauritânia, Abdellahi Kebd, do Sudão, Ahmed Elsiddig, da Liga Árabe, Nacer Alem, o encarregado de negócios da embaixada do Marrocos, Mohamed Boulmani, o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Marcelo Sallum, o diretor-geral da entidade, Michel Alaby, e Lucas Frota Pinheiro, diplomata da Divisão do Oriente Médio do Itamaraty.