Agência Brasil
Recife – O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, assinam amanhã (10) com o governador Jarbas Vasconcelos, protocolo de intenções para viabilizar a construção de uma refinaria de petróleo no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. O empreendimento já tinha sido anunciado em setembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
A solenidade está programada para as 9h, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do diretor de abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. A estimativa é de que a refinaria passe a operar em 2011.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Valença, a nova unidade vai poder processar 200 mil barris de petróleo por dia, garantindo ao Brasil economia com a redução das importações de derivados de petróleo. A obra, com investimento previsto de US$ 2,5 bilhões da Petrobras e da estatal Petróleo da Venezuela (PDVSA), deve gerar 10 mil empregos diretos durante a construção.
O documento a ser assinado define os investimentos que devem ser feitos pelo governo federal e pelo governo de Pernambuco em eletrificação, acessos rodoviário e ferroviário e treinamento de pessoal, para que a obra seja implementada. Também será definida a formação de um grupo de trabalho que fará estudos de impactos ambientais.