Rio de Janeiro – A companhia petrolífera brasileira Petrobras anunciou nesta quinta-feira (9) ter batido todas as metas de produção estabelecidas para o ano de 2021, registrando vários recordes, entre os quais o resultado obtido na produção própria do pré-sal, com média anual de 1,95 milhão de barris de óleo equivalente por dia, representando 70% da produção total da empresa.
“Nossa produção no pré-sal vem crescendo rapidamente e o recorde registrado representa mais do que o dobro do volume que produzíamos nesta camada há cinco anos”, disse o diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, João Henrique Rittershaussen.
“O alcance desses resultados demonstra o compromisso da Petrobras com o cumprimento das suas metas e o foco em ativos em águas profundas e ultraprofundas, que têm demonstrado grande diferencial competitivo, produzindo óleo de baixo custo de extração e alta qualidade, com baixas emissões de gases de efeito estufa”, disse o diretor de Exploração e Produção da companhia, Fernando Assumpção Borges.
A Petrobras destacou ainda, em 2021, o crescimento de 8,5% no volume de vendas de derivados de petróleo em relação a 2020, com ênfase no aumento da comercialização de gasolina, diesel e querosene para aviação, devido, principalmente, ao forte impacto nas vendas causado pela pandemia do novo coronavírus em 2020. Também houve menor importação de gasolina e diesel por terceiros entre os períodos, resultando em aumento da participação da companhia no mercado.
A Petrobras bateu também o recorde anual de vendas e produção de diesel S-10 em 2021, que garante melhores resultados ambientais e econômicos para os usuários. O aumento nas vendas de diesel S-10 atingiu 34,7%, com expansão de 10% na produção.