São Paulo – A Petrobras anunciou hoje (10) que está comprovada mais uma “relevante descoberta de óleo leve” no bloco BM-S-11, na Bacia de Santos, no litoral sudeste do Brasil. Segundo a empresa, foi concluída a perfuração do poço 1-BRSA618-RJS, batizado de Iara, e a estimativa de volume recuperável de óleo leve (densidade entre 26º e 30º API) e gás natural é de 3 bilhões a 4 bilhões de barris.
Só para se ter uma idéia, a reserva de Tupi, localizada na mesma região e considerada uma das descobertas mais importantes dos últimos anos, tem volume estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris. A existência de petróleo na camada pré-sal em Iara já havia sido divulgada em agosto, mas o avanço das perfurações, segundo nota da companhia, revelou que “a qualidade e a espessura porosa dos reservatórios portadores de óleo revelaram-se melhores que as expectativas iniciais”.
A área, explorada em consórcio pela Petrobras, BG Group e Galp Energia, faz parte do mesmo bloco onde está Tupi. O poço de Iara fica mais ao norte, a cerca de 230 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.230 metros e profundidade final de 6.080 metros.

