Da redação
São Paulo – O presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra, e o presidente do Sebrae, Silvano Gianni, assinaram nesta sexta-feira (8) um convênio para ampliar a participação das micro e pequenas empresas na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia. A intenção é fomentar a implementação de projetos para capacitar esses pequenos empreendedores para que possam ser fornecedores do setor.
As ações terão um investimento de R$ 12 milhões, metade aportado pela Petrobras e metade pelo Sebrae. Os estados poderão apresentar projetos e solicitar investimentos de até R$ 1 milhão. Esse valor solicitado tem que corresponder a, no máximo, 80% do valor total do projeto a ser executado. O restante deverá vir como contrapartida das micro e pequenas empresas participantes.
O Sebrae já trabalha com a capacitação dessa cadeia há dois anos, em parceria com a Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) e o Governo Federal, dentro do Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás. O objetivo desse trabalho é construir um ambiente favorável para a inserção das pequenas empresas nessa cadeia. Com o convênio, a expectativa é de impulsionar esse processo e facilitar a participação dos pequenos negócios no setor.
O prazo de vigência do acordo é de três anos, que serão contados a partir da data de assinatura do convênio, podendo ser prorrogado por até igual período. As informações são da Agência Sebrae de Notícias.