São Paulo – A produção de petróleo na camada de pré-sal alcançou dois recordes em maio, de acordo com nota divulgada nesta sexta-feira (12) pela Petrobras. Segundo a empresa, a extração feita pela Petrobras e pelas companhias parceiras atingiu a marca de 726 mil barris por dia, volume recorde e que é 1,6% superior ao de abril. A produção própria da empresa no pré-sal também atingiu um novo patamar no mês passado, com 519 mil barris por dia por dia, ou 3,2% a mais do que em abril.
No total, porém, o desempenho de maio ficou abaixo da média de abril. A Petrobras produziu 2,766 milhões de barris de petróleo e gás (petróleo equivalente) em maio, volume 0,7% inferior ao de abril. Apenas nos campos nacionais, a exploração somou 2,574 milhões de barris de petróleo equivalente, com queda de 0,8% em relação a abril.
Segundo a Petrobras, a redução na produção ocorreu devido à maior quantidade de paradas programadas de plataformas para manutenção. Essa queda foi compensada em parte por unidades que voltaram a operar.