São Paulo – A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (04), por meio de um comunicado, a renúncia da presidente da empresa, Maria das Graças Fortes, e de cinco diretores, sem especificar quais. O novo comando será escolhido na próxima sexta-feira (06), quando o Conselho de Administração irá se reunir.
A saída de Graça Foster era prevista desde terça-feira (03). A Petrobras enfrenta desde março do ano passado uma crise deflagrada por operação da Polícia Federal que revelou um esquema de corrupção envolvendo diretores da empresa, de construtoras e partidos políticos. As revelações da Operação Lava Jato afetaram o desempenho da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o que levou as ações da Petrobras a cotações abaixo de R$ 10.
A empresa não conseguiu divulgar o balanço do terceiro trimestre de 2013 porque a auditoria responsável por validar o documento afirmou que não faria a auditoria sem que o impacto do esquema de corrupção fosse incluído no balanço. A divulgação do resultado só foi feita na sexta-feira (30), mas sem a validação de uma consultoria e sem o cálculo dos custos do esquema de corrupção.
Na terça-feira (03), as ações da empresa fecharam em alta de 15,4%. A tendência se manteve na manhã desta quarta-feira, mas passaram a cair no começo da tarde.