São Paulo – A Petrobras anunciou hoje (15) que sua diretoria executiva aprovou a encomenda de 10 novos navios-plataforma, conhecidos como FPSO, utilizados para produção, estocagem e escoamento de petróleo. As embarcações serão utilizadas para extração de óleo na camada pré-sal na Bacia de Santos.
De acordo com a empresa, as duas primeiras plataformas serão alugadas de terceiros e vão ser destinadas aos projetos-piloto de desenvolvimento na região. A capacidade de produção de cada uma será de 100 mil barris de petróleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, segundo a Petrobras. Elas serão instaladas em 2013 e 2014.
As outras plataformas vão ser de propriedade da própria Petrobras, terão capacidade de produção de 120 mil barris de óleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e serão instaladas em 2015 e 2016.
Segundo a companhia, as unidades serão produzidas em série, começando pela construção dos cascos no dique-seco do Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Elas vão operar em águas ultraprofundas.