Da redação
São Paulo – A Petrobras informou hoje (19) que vai aumentar os preços do gás natural boliviano em 13% em setembro. Outro reajuste, de 10%, vai ocorrer em novembro. Também o gás produzido no Brasil terá aumento de 6,5% a partir do início de setembro e em 5% em novembro.
A Petrobras afirmou que a decisão foi tomada em função de reajustes feitos no contrato de compra de gás da empresa boliviana YPFB desde janeiro de 2003. "O preço de aquisição do gás boliviano está vinculado a uma cesta de derivados de petróleo, que tem sofrido aumentos significativos nos últimos meses", informou a Petrobras. A Bolívia envia cerca de 30 milhões de metros cúbicos de gás natural ao dia para o Brasil.
Os preços do gás nacional, de acordo com a estatal, será reajustado em função do aumento de custos de exploração, produção, aquisição e transporte de gás natural ocorrido nos últimos 32 meses. O consumo de gás natural cresceu 10% no primeiro semestre do ano no Brasil em comparação com o mesmo período do ano passado.