Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Petrobras concluiu ontem (27) operação de captação de US$ 300 milhões no mercado do Japão. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da estatal, a operação foi realizada por meio da subsidiária Petrobras International Finance Company (“PIFCo”).
Na nota, a Petrobras informa que os principais objetivos na operação de captação privada foram o de reabrir o mercado japonês, acessar uma nova base de investidores e alcançar um custo competitivo na operação.
Os recursos financeiros obtidos com a emissão serão destinados ao financiamento, parcial ou total, das obras de construção de dutos que interligarão as plataformas de produção P-51, P-52 e P-53 à plataforma de rebombeio autônomo PRA-1. Estas quatro plataformas estão em fase de construção e serão instaladas na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro.
A empresa informou ainda que a operação foi liderada por Mitsubishi UFJ Securities e Nomura Securities e marca o retorno da Petrobras ao mercado de capitais japonês, de onde estava ausente desde 1997.
Os títulos foram vendidos para vários investidores japoneses, incluindo companhias de seguros e instituições financeiras e a captação apresenta cupom semi-anual de 2,15% ao ano, prazo de vencimento de 10 anos (bullet) e
garantia parcial do JBIC (Japan Bank for International Cooperation).