Algérie Presse Service*
Argel – A petrolífera argelina Sonatrach assinou três acordos para construção de gasodutos nesta segunda-feira (07). O primeiro contrato, parte do projeto de construção do gasoduto Medgaz, entre a Argélia e a Espanha, foi assinado entre Sonatrach e o grupo argelino-libanês Kanaghaz-Zakhen.
A empresa vai construir em uma área de 218 quilômetros entre as cidades argelinas de Sougueur e Arzew. O gasoduto, que deve estar pronto em 20 meses e terá investimento de US$ 93 milhões, também vai alimentar uma usina de gás natural em Arzew e outras empresas na região.
O segundo contrato, assinado entre a Sonatrach e o grupo turco Mannesman-Umran-Noksel, é para o fornecimento de 665 quilômetros de canos que serão usados no gasoduto NK1 Haoud El Hamra-Skikda. Este projeto, avaliado em US$ 115 milhões, cobrirá uma área de 646 quilômetros e deve estar pronto em 12 meses. Ele fornecerá gás à refinaria de Skikda, com capacidade de produção de cinco milhões de toneladas.
O terceiro contrato, assinado entre a Sonatrach e o consórcio argelino-francês Batenco Ouest-Secomoc, é para a expansão e reforço do parque de armazenamento da usina de Haoud El Hamra e para a construção de seis novos reservatórios de armazenamento com capacidade de 51.200 metros cúbicos cada, expansão total de 307.200 metros cúbicos.
*Tradução de Mark Ament