São Paulo – A Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc) tem planos de aumentar sua produção de petróleo e gás e de investir US$ 132 bilhões nos próximos cinco anos. A notícia foi publicada pela Emirates News Agency (WAM) nesta segunda-feira 0(5) com base em informações divulgadas pela empresa após aprovação da estratégia pelo Conselho Supremo de Petróleo de Abu Dhabi no domingo (04).
A Adnoc anunciou na reunião novas descobertas de gás, totalizando 15 trilhões de pés cúbicos (424,7 bilhões de metros cúbicos). A empresa acredita que o seu plano de investimentos permitirá que os Emirados Árabes Unidos alcancem autossuficiência na produção de gás e façam a transição para se tornarem exportadores líquidos do produto.
Houve também novos achados de petróleo de um bilhão de barris. Os planos são aumentar a produção de petróleo para quatro milhões de barris por dia até o final de 2020 e depois para cinco milhões de barris até 2030. Atualmente, a companhia produz três milhões de barris ao dia, segundo informações do seu site corporativo.
A nova estratégia aprovada prevê a integração das áreas de petróleo e gás e permitirá que a empresa triplique a produção de petroquímicos para 14,4 milhões de toneladas por ano até 2025. Em maio, a companhia anunciou um plano para criar o maior complexo integrado de refinaria e petroquímica do mundo e vender produtos com mais valor agregado. Parte do gás produzido será usado no processo de refino.
Material divulgado pela companhia afirma que a descoberta de novas reservas endossa a decisão do governo de Abu Dhabi, tomada no começo deste ano, de abrir para licitação a exploração de seis blocos de petróleo e gás. Com base em estudos sísmicos, registros e amostras de poços em avaliação, as estimativas sugerem que esses blocos contêm bilhões de barris de petróleo e vários trilhões de pés cúbicos de gás, segundo a Adnoc. As primeiras licenças de exploração e produção devem ser concedidas no primeiro trimestre do ano que vem.
“O aumento da nossa capacidade de produção de petróleo permitirá que a Adnoc continue a ser uma fornecedora confiável de energia, com flexibilidade e capacidade para responder e capitalizar o crescimento previsto da demanda por petróleo”, disse o CEO do grupo Adnoc, Sultan Ahmed Al Jaber, em material divulgado.
Ele lembrou que o mundo está prestes a consumir 100 milhões de barris de petróleo ao dia e que o montante deve ser aumentado em 10 milhões de barris por dia até 2040. Ao mesmo tempo, segundo Jaber, a demanda por gás natural aumentará em 40% no período, e o mercado de polímeros e petroquímicos em 60%.
O Conselho Supremo de Petróleo de Abu Dhabi, que aprovou a estratégia da Adnoc, é o mais alto órgão regulador da indústria de petróleo e gás do emirado. Ele formula, aprova e supervisiona a implementação da política de petróleo e acompanha a implementação para assegurar que as metas estabelecidas sejam alcançadas.