Pianista Arthur Moreira Lima faz concerto no Líbano

Um dos grandes músicos eruditos do Brasil se apresenta no país árabe no próximo sábado, 13 de julho. No repertório estarão músicas clássicas e populares de compositores como Bach, Chopin, Ernesto Narazeth, Luiz Gonzaga e Pixinguinha.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O pianista brasileiro Arthur Moreira Lima (foto acima), um dos maiores músicos eruditos do Brasil, fará o seu primeiro concerto no Líbano no próximo sábado (13). O artista se apresenta a partir das 19h30 na Igreja Nossa Senhora das Sementes, no campus principal de Hadat Baabda da Universidade Antonine. A realização do show é iniciativa do Centro Cultural Brasil-Líbano em conjunto com a instituição de ensino. A entrada é gratuita.

O repertório incluirá composições de Johann Sebastian Bach, Frédéric Chopin, Ludwig van Beethoven, Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Astor Piazzola, Radamés Gnattali, Luiz Gonzaga e Pixinguinha, segundo informações de Moreira Lima. Como introdução do concerto, o brasileiro tocará “Jesus, alegria dos homens”, de Bach, “Sonata ao luar”, de Beethoven, e “Polonesa heroica op. 53”, de Chopin, de acordo com o Centro Cultural Brasil-Líbano.

“O objetivo é misturar música clássica e popular. Clássicos que de tão conhecidos se tornaram populares e populares cuja qualidade os fez clássicos”, disse o pianista à ANBA por e-mail. Arthur Moreira Lima é conhecido pela interpretação única de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Ernesto Nazareth, grandes compositores brasileiros.

Moreira Lima diz que a expectativa para o concerto no Líbano é excelente. “Sempre uma experiência nova, espero que este seja o primeiro de uma série”, afirma o músico. O Líbano é descrito pelo artista como um local onde a cultura árabe encontra as culturas no mundo. “No Brasil a influência árabe é importantíssima e a participação de cidadãos brasileiros de origem libanesa é um marco na nossa cultura multirracial”, afirma.

O pianista contou para a reportagem da ANBA que tem muitos amigos de origem árabe no Brasil e inúmeros árabes colegas de estudo na Europa. Arthur Moreira Lima fará 79 anos enquanto estiver no Líbano, segundo informações do material de divulgação do Centro Cultural Brasil-Líbano. O aniversário do pianista é em 16 de julho.

Moreira Lima chamou a atenção do mundo em 1965, quando ficou em segundo lugar no Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, na Polônia. Depois da proeza, o brasileiro foi vencedor de outras competições importantes e ganhou o globo fazendo concertos e se apresentando com algumas das melhores orquestras do mundo. Ele é considerado um dos responsáveis pelo renascimento da música de Ernesto Nazareth, do qual gravou obra completa.

Depois da carreira já bem consagrada, Moreira Lima deu início em 2003 ao projeto “Um Piano pela Estrada”, como parte de uma campanha pela democratização da música erudita. Mesclando o popular e o clássico, por meio de um caminhão-teatro que se transforma em palco, o projeto já percorreu todas as regiões do Brasil. Por meio dele, o pianista tocou para cerca de um milhão de pessoas, inclusive em lugares bastante isolados.

Segundo informações divulgadas pelos promotores do concerto no Líbano, a apresentação foi viabilizada pelo apoio da companhia aérea Royal Air Maroc e patrocínio da adega Vertical 33.

Serviço

Concerto Arthur Moreira Lima
Sábado, 13 de julho de 2019
A partir das 19h30
Universidade Antonine
Igreja Nossa Senhora das Sementes
Campus Principal – Hadat Baabda – Líbano
Entrada gratuita
Mais informações no Facebook
Confirmar presença em +961 (1) 322-905

Cristina Granato

Publicações relacionadas