FGV estima recuo de 0,1% do PIB no primeiro trimestre

Dado é de pesquisa da Fundação Getulio Vargas. Queda ocorreu sobre os últimos três meses de 2018. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve alta de 0,5%.

Agência Brasil
pauta@ebc.com.br

Rio de Janeiro – O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,1% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os últimos três meses do ano passado. O dado é do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta sexta-feira (17). O dado é uma estimativa, pois a medição oficial do PIB é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, no entanto, houve alta de 0,5%. Considerando-se apenas o mês de março, houve recuo em relação a fevereiro deste ano (-0,4%) e a março de 2018 (-1,7%). No acumulado de 12 meses, houve alta de 0,9%.

Na passagem do último trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano, a queda foi puxada principalmente pela indústria (-0,8%). A agropecuária teve queda de 0,3% e os serviços apresentaram crescimento de 0,2%.

Amanda Oliveira/GovBA

Publicações relacionadas