São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano sobre o segundo trimestre, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os setores da economia, houve expansão de 0,6% em serviços e 0,6% em indústria. Já a pecuária encerrou o período de julho a setembro em retração de 3,3% na comparação com os três meses anteriores (na imagem acima, plantação de soja).
Ainda de acordo com os dados do IBGE, o consumo das famílias registrou expansão de 1,1% no terceiro trimestre sobre o segundo, enquanto as despesas do governo subiram 0,5%. As exportações de bens e serviços cresceram 3% enquanto as importações de bens e serviços recuaram 2,1% sempre na comparação do terceiro trimestre com o segundo. No primeiro trimestre de 2023, o PIB cresceu 1,4%, e, no segundo trimestre, a alta foi de 1%.
Já em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB do período registrou alta de 2% e, no acumulado do ano, a expansão é de 3,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em nota divulgada pelo instituto, a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, afirma que a queda do PIB da agropecuária já era esperada porque colheita e embarques de soja se realizam no primeiro semestre do ano. A commodity tem grande peso no desempenho do setor.
O IBGE registrou queda de 2,5% nos investimentos, o que foi atribuído por Rebeca, à taxa de juros. “É um reflexo da política monetária contracionista, com queda na construção e na produção e importação de bens de capital. Todos os componentes que mais pesam nos investimentos caíram neste trimestre”, afirmou a coordenadora. Em valores correntes, o PIB do terceiro trimestre somou R$ 2,741 trilhões.