Emirates News Agency*
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – Um relatório intitulado Dubai Economic Report, divulgado na semana passada pela empresa financeira suíça Nexus Capital S.A., informa que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ultrapassou os US$ 25 mil, valor próximo ao algumas grandes economias da Europa e superior ao da Espanha e Coréia do Sul.
De acordo com a pesquisa, os setores de transportes, telecomunicações, finanças, imóveis e construção foram responsáveis por cerca de 60% da expansão econômica de Dubai entre 1999 e 2004. O estudo aponta rápido crescimento econômico em uma série de setores estratégicos, considerados a força motriz da transformação do emirado no pólo de negócios do Oriente Médio.
A economia de Dubai, segundo o relatório, cresceu em média 10% entre 1994 e 1999, com um aquecimento ainda maior nos últimos cinco anos, alcançando 16,7% em 2004.
O relatório mostra também que o emirado depende pouco dos recursos naturais. O setor petrolífero foi o único que apresentou quase nenhum crescimento entre 1994 e 2004. Em 1975, por volta de 45% da atividade econômica local era ligada ao petróleo. Há cerca de dez anos a porcentagem já havia baixado para 19%. Em 2004 o percentual ficou abaixo de 7%, apesar da alta nos preços da commodity.
Dimitre Michev, vice-presidente de Finanças e Pesquisas da Nexus Capital comentou os dados. Segundo ele, "o crescimento econômico de Dubai não é guiado pelos recursos naturais". "A economia é cada vez mais impulsionada por produtos e serviços inovadores, que estão se transformando em fontes de vantagem competitiva", disse.
O executivo acrescentou que nos últimos cinco anos o setor de imóveis e construção cresceu bastante e ganhou importância econômica, mas certamente não é o principal gerador de crescimento. "Os líderes são telecomunicações, transportes e manufatura", declarou.
Nexus Capital
Segundo informações do site árabe de notícias financeiras AmeInfo, A Nexus Capital S.A. é uma empresa que dá consultoria estratégica e financeira a clientes ao redor do mundo. A companhia é especializada em desenvolver opções de investimentos inovadoras e customizadas, além de oferecer análises sobre projetos e investimentos no Oriente Médio.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA.