Geovana Pagel
São Paulo – A Plasvale, fabricante de utilidades domésticas em plástico, com sede no município de Gaspar, em Santa Catarina, vai iniciar a prospecção do mercado árabe em 2005. A primeira ação será a participação da empresa na feira House & Home Teach Exhibition, que acontece de 16 a 19 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“Como já exportamos há mais de 10 anos, é claro que já recebemos solicitações de cotação de preços e envio de amostras e catálogos por parte de importadores árabes”, conta o gerente de exportações, Hilmar Sell.
A empresa exporta sua linha de potes, bacias, baldes, cestos de roupas e lixeiras em plástico, para países da América Latina, Europa e África, além do Canadá. Segundo Sell, até o momento a empresa estava mais voltada para as Américas, incluindo o Caribe. “No próximo ano é que realmente vamos investir no mercado árabe”, afirma.
De acordo com o gerente, a viagem aos Emirados é encarada como um primeiro contato pessoal e uma espécie de reconhecimento de hábitos e preferências locais. “Precisamos conhecer o mercado de perto, conversar com os importadores, saber quais dos nossos produtos terão maior aceitação nos países árabes”, garante.
Com faturamento anual de aproximadamente R$ 60 milhões, a empresa tem planos ambiciosos para o mercado externo. “Hoje as exportações são responsáveis por apenas 15% do faturamento. Nosso objetivo é chegar a 50% em dez anos”, garante. “Para isso a empresa aposta em novos mercados, como os países árabes”, completa.
O gerente conta ainda que em 2005 a Plasvale também vai investir em novos produtos e que pretende desenvolver uma linha completa com design diferenciado, exclusiva para exportação.
“Além da qualidade e preços competitivos, a empresa concentra seus esforços na inovação constante, no desenvolvimento de produtos diferenciados e busca principalmente a excelência na prestação de serviços”, explica Sell.
Com 25 anos de existência, a unidade fabril da Plasvale, localizada em Gaspar, Santa Catarina, emprega 350 pessoas em uma área construída de 12 mil metros quadrados. Os produtos são distribuídos em todo o Brasil e em mais de 40 países.
No exterior a empresa trabalha principalmente com representantes e distribuidores locais. “Em alguns casos fornecemos diretamente para grandes de supermercados como a Wall Mart”, afirma.
Setor plástico nacional
As indústrias de transformação de plástico somam cerca de 7,5 mil no Brasil. Noventa e sete por cento delas têm até 100 empregados. Juntas elas empregam aproximadamente 230 mil pessoas. Em 2003, o setor movimentou US$ 9,7 bilhões. O crescimento esperado para 2004 é de 4% a 5%.
O setor também deve fechar o ano com US$ 830 milhões de faturamento com exportações, um aumento de 30% sobre 2003. O crescimento é superior ao montante fixado pelo programa Export Plastic, firmado em dezembro de 2003, que previa um adicional de US$ 52 milhões sobre os US$ 630 milhões alcançados em todo o ano passado.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), O consumo de plástico per capita ano no Brasil é de apenas 23 quilos por habitante/ano, enquanto que nos EUA é de 120 quilos por habitante/ano. Na Europa é de 90, no México 60 e na Argentina 35 quilos por habitante/ano.
Em 2004 o setor plástico nacional investiu aproximadamente R$ 600 milhões em expansão e na modernização do parque fabril. Em 2005, para acompanhar a expansão das exportações terá que investir o dobro.
Contato
Site: www.plasvale.com.br