São Paulo – As exportações de plataformas flutuantes ou submergíveis para perfuração petrolífera ampliaram as exportações de Abu Dhabi no segundo trimestre deste ano, segundo reportagem do jornal The National, dos Emirados Árabes Unidos. De acordo com o Centro de Estatísticas de Abu Dhabi, as exportações não petrolíferas do emirado saíram de 1,6 bilhão de dirhans (US$ 435,6 milhões), no período de abril a junho de 2010, para 5,9 bilhões de dirhans (US$ 1.6 bilhão) nos mesmos três meses de 2011.
Maquinários e equipamentos de transporte foram responsáveis por mais de 74% das exportações, sendo que as plataformas de produção e perfuração de poços foram os principais itens nessa categoria. As exportações de bens manufaturados cresceram 26,7% no trimestre.
Os pedidos em carteira de fabricantes de plataformas e de empresas sediadas nos Emirados que prestam serviços em campos petrolíferos cresceram muito este ano, de acordo com o The National, com companhias reinvestindo lucros em novas plataformas ou na reforma das que já estão em operação.
Abu Dhabi busca a ampliação de suas exportações não petrolíferas para reduzir sua dependência no petróleo. O emirado pretende ampliar a participação de outros setores em sua pauta de exportação para 11% até 2030, contra apenas 1,5% em 2008.
Os dados mais recentes do centro estatístico mostram que as importações do emirado cresceram 20,1%, de 21,3 bilhões de dirhans (US$ 5,8 bilhões) para 25,6 bilhões de dirhans (US$ 7 bilhões). Maquinário e equipamentos de transporte foram responsáveis por cerca de metade do total. As compras de manufaturados aumentaram 42,5% para 6.7 bilhões de dirhans (US$ 1,8 bilhão).
Maquinário e equipamentos de transporte foram também os principais produtos das reexportações do emirado, que cresceram 15,4%, de 2,51 bilhões de dirhans (US$ 683 milhões) para 2,89 bilhões de dirhans (US$ 787 milhões).
Os principais destinos dos produtos não petrolíferos de Abu Dhabi foram a América do Norte (US$ 707 milhões) e do Sul (US$ 436 milhões). Já nas reexportações, o principal mercado foi a Ásia, que comprou US$ 707 milhões em itens revendidos por Abu Dhabi.
*Tradução de Mark Ament