São Paulo – A quarta palestra do Ciclo de Encontros sobre História e Cultura Árabo-Islâmicas terá como tema Jamil Al-Mansur Haddad, o Poeta das Fronteiras: entre a Literatura Oriental e a Poesia Brasileira, com a doutora em Letras pela USP Christina Stephano de Queiroz. A aula acontecerá na próxima quarta-feira, 22 de agosto, às 19h, no auditório da livraria Martins Fontes, na avenida Paulista, 509, 2º andar, na cidade de São Paulo. O evento é promovido pela Lente Cultural com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e as inscrições estão abertas.
Segundo Queiroz, a palestra irá abordar a trajetória bibliográfica do poeta brasileiro, evidenciando o diálogo entre a historiografia literária brasileira e o imaginário do Oriente Médio.”Vou centrar a fala no perfil biográfico do Jamil em relação à literatura brasileira naquele momento, mostrando os livros mais ambivalentes e paradoxais de cada período”, explicou. Queiroz contou que o poeta era considerado controverso no sentido de fazer poesias com versificações tradicionais, porém com temas subversivos para a época, com conteúdo erótico e político.
Haddad escrevia em português, era médico de formação e tradutor de francês, inglês e árabe. Foi ele quem traduziu a primeira edição de “Flores do Mal”, de Charles-Pierre Baudelaire, para o português nos anos 1950. De acordo com Queiroz, o poeta contabilizou mais de 50 anos de carreira literária e foi considerado um poeta ‘menor’ ou ‘inclassificável’, por não ter se encaixado em um gênero literário definido. “Sua produção foi variada e heterodoxa, abordando o imaginário do Oriente Médio e aspectos orientalistas, poesia política, social e engajada, religiosidade e até poemas surrealistas”, contou a palestrante.
A aula é voltada para quem tem interesse em cultura árabe, cultura de migração, história, poesia e biografias, além de pesquisadores que trabalham com história literária, modernismo, geração de 1945 e que investigam figuras controversas da literatura brasileira.
O investimento é de R$ 45. Para mais informações e inscrições, acesse o site da Lente Cultural.
Serviço:
Palestra Jamil Al-Mansur Haddad, o Poeta das Fronteiras: entre a Literatura Oriental e a Poesia Brasileira – Ciclo de Encontros sobre História e Cultura Árabo-Islâmicas
22 de agosto, das 19h às 21h30
Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista
Avenida Paulista, 509, 2º andar – São Paulo – SP
www.lentecultural.com.br