São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai reforçar sua parceria com universidades e instituições de ensino. O objetivo é apresentar a um número maior de estudantes, os empresários e consultores do futuro, as possibilidades de negócios entre o Brasil e os países árabes, além de oferecer uma visão mais ampla a respeito dessas nações. Para tanto, a Câmara disponibiliza, a todos os interessados, o acervo do Espaço do Conhecimento, em sua sede na Avenida Paulista, em São Paulo. Lá, é possível encontrar informações sobre economia, comércio, turismo e cultura dos 22 países árabes.
“É importante que os estudantes conheçam a atuação da Câmara e saibam a importância que tem o comércio com o mundo árabe”, explica o presidente da entidade, Salim Taufic Schahin, que acredita que as exportações brasileiras para o mundo árabe devem fechar o ano com um crescimento entre 10% e 15% em relação a 2009. “Isso, além de toda a riqueza histórica e cultural dessas nações. Os países árabes são detentores de cultura e conhecimento fantásticos”, afirma.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, a entidade quer ter uma participação mais ativa junto às universidades. Para ele, as relações com o bloco árabe rendem assunto para monografias e dissertações, por exemplo.
Nesse sentido, o Espaço do Conhecimento oferece materiais gratuitos como informativos da Câmara de Comércio de Dubai e manuais sobre como abrir uma empresa no Egito, com todos os benefícios aos empresários, elaborado pelo Departamento de Promoção dos Investimentos daquele país.
Entre os livros, destaque para a versão do Alcorão em português, traduzida pelo professor Helmi Mohammed Ibraim Nasr, vice-presidente de Relações Internacionais, e impressa no Complexo Rei Fahd, em Medina, na Arábia Saudita. Estão lá ainda obras variadas, como Deleite do Estrangeiro em tudo o que é espantoso e maravilhoso – estudo de um relato de viagem bagdali, de Paulo Daniel Elias Farah, Museum of Islamic Art – Doha Qatar, de Philip Sodidio, e Influências Orientais na Língua Portuguesa, de Miguel Nimer.
Já passaram pelo Espaço do Conhecimento estudantes de instituições como o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e a Universidade São Judas Tadeu, entre outras. “Já tivemos até a visita de alunos do ensino médio do Colégio Porto Seguro, de São Paulo, que faziam uma pesquisa sobre relações internacionais”, diz Sonia Pacheco de Toledo, bibliotecária responsável pelo Espaço do Conhecimento.
Segundo Sonia, além do agendamento de visitas ao Espaço, as universidades e escolas podem solicitar palestras sobre assuntos referentes ao Brasil e aos países árabes. “Queremos aprofundar e diversificar o trabalho do Espaço”, diz Sonia. “Não se trata de simplesmente indicar bibliografia, mas de acompanhar o estudante e oferecer ajuda no que ele precisar”, afirma.
Muitas possibilidades
A assistente comercial da indústria moveleira gaúcha S.C.A., Ana Paula Paura, é uma prova do que Sonia diz. Formada em Administração com ênfase em comércio exterior e pós-graduada em Negócios Internacionais, Ana teve contato com a Câmara pela primeira vez em 2005. “Entre outras atividades, estava envolvida na organização de uma feira sobre o Brasil e os países árabes. Foi quando descobri a Câmara”, conta. “Fui recebida de braços abertos e tive todo o apoio de que precisei”, diz.
De lá para cá, Ana continuou fazendo pesquisas sobre o assunto, com direito à elaboração de uma monografia sobre o tema em sua pós-graduação. Sempre com o suporte dos profissionais da Câmara.
A parceria foi tão longe que rendeu à Ana seu atual emprego na S.C.A., onde trabalha desde maio deste ano. A empresa tem sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e possui 100 lojas no Brasil e exterior. “Li uma reportagem na ANBA sobre a empresa e entrei em contato com diretor que deu entrevista para a agência. Fui convidada a conhecer a empresa e aqui estou”, conta. “Recomendo a todos os estudantes que procurem a Câmara como eu fiz. As possibilidades são infinitas.”
Serviço
Espaço do Conhecimento
Telefone: (11) 3147-4174
Site: www.ccab.org.br/site/espaco.php
E-mail: conhecimento@ccab.org.br