São Paulo – O porto Tanger Med 1, no Marrocos, passou a ocupar o 55º lugar entre os maiores portos do mundo, segundo ranking deste ano da revista britânica Container Management. No ano passado, o porto marroquino ocupava a 72ª posição. As informações foram divulgadas quinta-feira (11) pela Agência Especial Tanger Mediterrâneo, administradora do terminal marítimo.
O porto marroquino registrou o maior aumento de volume movimentado, com 40% de crescimento, seguido pelo porto de Mundra, na Índia, com 28%. Nas atividades de transbordo, o Tanger Med ocupa a segunda posição entre os países africanos e a sétima na região do Mediterrâneo.
Segundo avaliação da Agência Especial Tanger Mediterrâneo, a classificação “reforça a posição do Marrocos como um polo de comercio marítimo”. A administradora do porto anunciou que espera melhorar ainda mais a classificação do Tanger Med.
O Tanger Med tem ligações com 127 portos em 57 países, incluindo onze portos na América Latina, sete deles no Brasil: Itapoá, Navegantes, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, Rio Grande e Suape. Do total de contêineres movimentados no local, 97% são para a exportação de produtos e 3% para atender ao mercado doméstico.
O porto marroquino possui ainda um terminal de automóveis, que é dividido em duas partes, uma somente dedicada ao transporte dos carros da Renault, que instalou uma planta no país em 2011. São três hectares de uso exclusivo para a montadora francesa. Outros sete hectares são para o uso das demais marcas que passam pelo país.


