São Paulo – As exportações brasileiras para os países árabes cresceram 33,3% entre janeiro e novembro deste ano sobre o mesmo período do ano passado e tiveram forte influência do aumento de preços das commodities. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, compilados pelo Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, as vendas brasileira para a região tiveram receita de US$ 11,3 bilhões no período, contra US$ 8,4 bilhões nos mesmos meses de 2009.
No topo da pauta de produtos exportados para o mundo árabe estão produtos que tiveram altas consideráveis de cotações neste ano. O secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, lembra que açúcar, minérios e carnes foram exportados com preços médios maiores do que no ano passado para o mercado árabe e isso pesou nos números. Mas também houve crescimento nos volumes embarcados.
O açúcar ocupou, entre janeiro e novembro, o primeiro lugar na lista de produtos exportados pelo Brasil aos árabes, com receita de US$ 3,6 bilhões e aumento de 59% sobre 2009. As carnes foram o segundo produto da lista, com vendas de US$ 2,9 bilhões e crescimento de 21,5% sobre o mesmo período do ano passado. Em terceiro lugar aparecem os minérios, com faturamento de US$ 1,9 bilhão e crescimento de 128%. O preço do açúcar em bruto vendido pelo Brasil aos árabes, por exemplo, foi 19% maior.
Alaby explica que o mercado aquecido, principalmente pela demanda chinesa, e os problemas de safras de alguns produtos agrícolas influenciaram no aumento dos preços mundiais. Segundo o secretário-geral, o crescimento verificado até agora nas exportações do Brasil para os árabes está acima da expectativa, que era de um avanço na casa de um pouco mais de 20%.
Os maiores importadores de produtos brasileiros, no mundo árabe, entre janeiro e novembro, foram Arábia Saudita, seguida de Egito, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos. Os sauditas fizeram importações no valor US$ 2,7 bilhões, com crescimento de 52% sobre o mesmo período de 2009. Os egípcios gastaram US$ 1,8 bilhão com produtos brasileiros, com alta de 38% sobre janeiro a novembro do ano passado. As compras dos Emirados ficaram em US$ 1,7 bilhão, as da Argélia em US$ 807 milhões e as do Marrocos em US$ 609 milhões.
Em novembro, individualmente, as exportações do Brasil para os países árabes avançaram 53,5% e chegaram a US$ 1,2 bilhão. Em novembro do ano passado elas estavam em US$ 820,8 milhões. Em novembro também os maiores mercados foram Arábia Saudita, Egito, Emirados, Argélia e Marrocos. E os principais produtos vendidos foram açúcar, carnes, cereais e minérios.
As importações brasileiras do mercado árabe ficaram em US$ 6,5 bilhões entre janeiro e novembro, com avanço de 37% sobre o mesmo período do ano passado, com predominância das compras de petróleo. Em novembro as importações alcançaram US$ 607 milhões, com crescimento de 121%. O saldo do comércio brasileiro com os países árabes é positivo para o Brasil em US$ 4,8 bilhões no acumulado do ano.