São Paulo – A Prefeitura de São Paulo receberá dois representantes da Prefeitura do Cairo a partir da próxima segunda-feira (08). A proposta do encontro é promover a cooperação técnica em setores da administração pública da maior cidade da América Latina, São Paulo, e da maior cidade da África, o Cairo. A agenda da visita ainda não está fechada, mas eles deverão ser recebidos pela vice-prefeita paulistana, Nádia Campeão, na quinta-feira (11).
Virão para São Paulo o diretor de Transporte Público da Prefeitura do Cairo, Rizk Ali Mostafa, e o chefe do Secretariado Técnico da Autoridade Pública de Limpeza e Serviços, Mahmoud Ahmed Mansour. De acordo com informações da embaixada do Egito em Brasília, os representantes da prefeitura do Cairo desejam conhecer o sistema de tratamento de resíduos de São Paulo, a administração do sistema viário, do transporte público e as políticas de combate à violência, entre outros desafios que são comuns às grandes cidades.
São Paulo foi escolhida pelos profissionais da prefeitura do Cairo porque as duas cidades são metrópoles, ambas têm problemas e desafios similares e são os maiores centros urbanos de sua região.
A proposta foi apresentada pelos egípcios e, segundo a embaixada, foi “muito bem recebida pela administração paulistana”. São Paulo tem uma população aproximada de 11,8 milhões de habitantes e o Cairo, de 9 milhões. São Paulo tem 1,5 mil quilômetros quadrados de área, e o Cairo, aproximadamente 460 km².
Ainda de acordo com a embaixada do Egito, a expectativa dos representantes da Prefeitura do Cairo é se reunir com técnicos e secretários dos setores de transporte público e trânsito e visitar órgãos e secretarias da administração paulista. Outra das intenções dos funcionários da prefeitura do Cairo é assinar um memorando de entendimentos entre as duas administrações para promover a cooperação técnica em diversas áreas entre as duas cidades.